Sabes quais são as técnicas de SEO indispensáveis para otimizares o teu site? Se a resposta for “não”, estás a perder clientes!

Técnicas de SEO

 

O que é o SEO?

 

A sigla SEO representa o termo “Search Engine Optimization”, ou otimização para motores de busca, e refere-se a métodos que deverão ser usados para aumentar a visibilidade dos teus sites e conteúdos em resultados de pesquisas.

 

Ou seja, se aplicares as melhores técnicas de SEO ao teu site, vais aumentar a probabilidade de as pessoas o encontrarem organicamente através de pesquisas no Google ou outros motores.

 

Hoje deixo cinco regras básicas de SEO que podes começar a aplicar neste preciso momento para aumentares a visibilidade do teu site.

 

Técnicas de SEO: as primeiras regras básicas

 

Regra #1 – O conteúdo é rei

Nenhum SEO sobrevive sem conteúdo, tanto porque será impossível manter um bom ranking sem otimizar para as palavras-chave certas – através do conteúdo – mas também porque o Google está atento a isso. Sempre que alguém pesquisa por uma palavra-chave, o Google tenta entregar o maior valor possível, e ele sabe bem que sem conteúdo não há valor acrescentado.

 

Regra #2 – Trabalhar para qualidade, não quantidade

De nada adianta ter muito conteúdo se ele não for de qualidade. Também não ajuda – aliás, até pode prejudicar – escrever um conteúdo onde surjam muitas vezes a palavra-chave apenas com esse mesmo objetivo. O Google não quer sugerir uma página à pessoa que acabou de fazer uma pesquisa e ver que ele apenas permaneceu lá por uns segundos, ou seja, não ficou satisfeito com o resultado. No entanto, é isso que vai acontecer se o teu conteúdo não for de qualidade e a tua posição vai, automaticamente, começar a cair.

 

Regra #3 – Demonstrar autoridade

Para conseguires um bom ranking terás de mostrar ao Google a tua autoridade na área em que te consideras expert. E como conseguirás isso? Primeiro, mostrando que as pessoas gostam do teu Conteúdo: que visitam o teu site e lá permanecem por algum tempo. Mas também através de outras pessoas a apontarem para o teu site e a recomendarem o teu conteúdo. Chama-se link-building e há várias formas de o fazer: guest-blogging, redes sociais, engagement em outros websites, colaborações, entre outros.

 

Regra #4 – O tamanho importa

Ao contrário do que já se pensou em tempos, sabemos hoje que o Google premeia conteúdo longo. Muitos dos primeiros resultados de pesquisas são artigos com mais de 2000 palavras. Isto acontece porque o Google sabe que é pouco provável que consigamos dar valor aos nossos visitantes com conteúdo muito curto.

 

Regra #5 – Atenção ao mobile

Hoje em dia, uma elevada percentagem do tráfego é gerado em dispositivos móveis, sejam tablets ou smartphones. É, por isso, importante que o teu website seja responsivo aos diferentes dispositivos e tamanhos de ecrã. Tudo isto se traduz numa boa experiência do utilizador e em visitantes satisfeitos e que permanecem no teu site para aproveitarem todo o valor que lhes estás a oferecer.

 

Estes são apenas alguns básicos no enorme mundo que é o SEO. Brevemente trarei a segunda parte deste artigo, mas podes começar a aplicar, já hoje, estes básicos no teu website e no teu conteúdo.

 

Técnicas de SEO

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