Filipa Maia

Instagram Feed

    Ser introvertido: o que significa isto afinal?

    ser introvertido

    Este é um tópico que causa muita confusão e a ideia para este artigo surgiu quando fiz uma publicação no Instagram e me chegaram vários comentários que me deixaram a pensar que algumas pessoas consideram que são uma coisa, mas, afinal, talvez sejam outra.

     

    Também podes ver o vídeo:

     

    Constatei, então, que existem, de facto, algumas ideias erradas acerca do que é ser introvertido, como, por exemplo, quando alguém diz “eu sou extrovertida, mas para recuperar a minha energia preciso de estar sozinha”. Ora, isto é altamente contraditório, porque a definição de introversão passa, exatamente, por precisar de estar sozinho para repor os níveis de energia.

    Uma pessoa introvertida, quando está com outras pessoas, sente a sua energia a esgotar-se. Pelo contrário, uma pessoa extrovertida, quando está sozinha, sente-se a perder energia e, para a recuperar, precisa de estar com outras pessoas.

    Outra associação errada é acreditar que gostar de pessoas e de estar com pessoas significa que se é extrovertido.

    O post no Instagram a que me referi acima falava acerca da necessidade que tive de recuperar a minha energia depois de ter estado em 3 grandes eventos na Califórnia. Mesmo sendo eu alguém que adora pessoas e tendo-me sentido muito feliz por ter tido a oportunidade de interagir com tantas pessoas diferentes ao longo dos 17 dias que passei nos Estados Unidos, a verdade é que precisei de estar sozinha, a recuperar de tudo isso, durante 3 dias, quando regressei.

    É isto que significa ser introvertido, não sentir a energia a esgotar-se por estar sozinho e, pelo contrário, precisar de estar isolado para recuperar.

    Estas são as características gerais das pessoas introvertidas:

    • São mais calmas, introspetivas e caladas (atenção que ser introvertida é diferente de ser tímida);
    • Não gostam de small talk;
    • Vivem entre períodos de maior atividade social e períodos de maior isolamento e introspeção;
    • Não gostam muito de falar ao telefone e esperam para responder a mensagens até sentirem que conseguem dar a devida atenção ao assunto;
    • Têm mais tendência para ter grupos de amigos mais pequenos e mais próximos;
    • São bons ouvintes, exatamente porque gostam de pensar antes de falar;
    • Não se aborrecem com facilidade.

    Resumindo, para identificares se és ou não introvertido reflete acerca da forma como recuperas a tua energia. É aí que está a diferença entre ser introvertido ou extrovertido.

    Tudo isto está, no fundo, relacionado com o nosso setpoint individual relativamente aos estímulos externos. Tipicamente, uma pessoa introvertida é sensível aos estímulos externos e, por isso, vai precisar de recolhimento para recuperar.

    Outro dado interessante é que cerca de 70% da população é extrovertida e, por isso, os introvertidos às vezes sentem-se diferentes e pensam que deviam interagir mais ou ter mais amigos, mas o mais importante de tudo isto é sabermos respeitarmo-nos e respeitar as nossas necessidades.

    E, agora, depois desta explicação, onde é que tu te situas, afinal? És extrovertida ou introvertida?

     

    Apercebi-me que existem algumas ideias erradas sobre ser-se introvertido ou extrovertido. Descobre as diferenças e em qual é que te encaixas realmente.

     

    O que tens a dizer sobre isto? Deixa um comentário