Filipa Maia

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    6 Mudanças de Mindset para o Sucesso do Negócio

    Mindset

     

    Os nossos pensamentos criam a nossa realidade e neste artigo quero partilhar contigo 6 mudanças de mindset que podem alterar a realidade do teu negócio. Muda os teus pensamentos para mudares a tua realidade.

     

    Também podes ver os vídeos:

    Parte 1:

     

    Parte 2:

     

    1 – De Mindset Fixo para Mindset de Crescimento

    Esta mudança de mindset é importante em todas as áreas da vida, mas é mesmo importante nos negócios. Consiste em acreditar que podemos sempre aprender qualquer coisa e melhorar qualquer aspeto do nosso negócio. Se não acreditarmos nisto, haverá uma série de coisas importantes para o nosso negócio que nem sequer vamos tentar fazer.

     

    Na prática:

    – Se ainda não estamos onde queremos estar, não podemos desesperar, mas sim continuar a trabalhar, a estudar, a aprender, e a melhorar até chegarmos lá.

    – Sempre que recebemos feedback ou críticas, devemos tentar extrair formas de melhorarmos. Qualquer feedback pode conter ensinamentos, mesmo quando não é dado da forma mais construtiva. Por vezes pode magoar, mas mesmo quando não é construtivo, é possível analisar esse feedback e tentar identificar pontos de melhoria. Se não nos agradar a forma como o feedback foi dado, basta ignorar, mas apenas depois de retirarmos todo o valor que conseguirmos.

    – Devemos ainda prestar atenção a tudo aquilo que nos dizem. Por vezes o feedback vem lá escondido no meio da conversa e se não estivermos atentos podemos deixar passar, principalmente se for algo que não é muito confortável de enfrentar. Por isso é importante ler e ouvir com atenção tudo aquilo que nos dizem, que dizem sobre nós e sobre a nossa marca.

     

    2 – De Mindset Amador para Mindset de Pró

    Os amadores ficam à espera que aconteça, os prós vão e fazem acontecer. E sim, para poder entrar em ação alinhada é preciso ter clareza em relação a quem somos, em relação àquilo que queremos fazer, em relação à nossa marca, em relação ao que queremos para a nossa vida. Mas os amadores ficam à espera que essa clareza caia do céu, enquanto que os prós vão atrás dela e trabalham para a conseguirem.
    Os amadores pensam que só podem começar a fazer depois de se tornarem prós, os prós sabem que só começando a fazer é que irão progredir e tornar-se verdadeiros especialistas.

    Segundo Steven Pressfield, autor do livro Turning Pro:

    “A diferença entre um amador e um profissional está nos seus hábitos. Um amador tem hábitos de amador. Um profissional tem hábitos de profissional. Nunca podemos libertar-nos dos hábitos, mas podemos substituir hábitos maus por hábitos bons.

    Se queres ser, sentir-te e ser visto como um profissional, tens de comportar-te como um profissional. E criar os hábitos que levam a isso.
    Há também uma citação famosa do escritor Somerset Maughham, quando lhe perguntaram, numa entrevista, se ele apenas escrevia quando surgia a inspiração ou se seguia um horário pré-determinado. A resposta dele foi qualquer coisa como: “Eu só escrevo quando a inspiração chega. Felizmente, ela chega todos os dias às 9h da manhã.”

     

    Na prática:

    – Compromete-te com um horário – mesmo que tenhas começado o teu negócio para teres liberdade de horários, ter um horário mais ou menos fixo é muito importante. Esse horário pode mudar, pode ser diferente no verão e no inverno, quando estás em casa ou a viajar, mas tenta ter um horário de trabalho e, mais importante, cumprir esse horário.

    – Começa a ver-te como pró – mesmo que sintas um pouco de síndrome do impostor, percebe que para ajudares outra pessoa basta estares um passo à sua frente, por isso haverá sempre alguém para quem tu és um pró, mesmo que haja outros tantos prós que já vão à tua frente.

     

    3 – De Mindset de Medo para Mindset de Sucesso

    É tão normal termos medos, principalmente quando estamos a começar algo novo. “Ninguém vai querer trabalhar comigo, ninguém quer saber do que eu faço ou digo, ninguém vai ler ou ver isto…”

    Estes medos vivem apenas dentro da nossa cabeça: não são reais, não existem mesmo. Focarmo-nos nestes medos só traz energias negativas, impede-nos de trabalhar ou de fazermos trabalho de qualidade, e transparece na nossa comunicação. Por isso temos de começar a focar a nossa atenção noutras coisas, principalmente no sucesso, que está ao virar da esquina.

     

    Na prática:

    – Dizer os nossos medos em voz alta ajuda imenso, torna-os tão ridículos que perdem logo a sua força.

    – Criar um vision board da nossa versão de sucesso no futuro. Não precisa de ser um sucesso muito distante nem precisamos de saber todos os pormenores de como será esse sucesso na realidade, mas devemos incluir aqueles aspetos que para nós são imprescindíveis.

    – Reune apoio – um ou mais amigos com quem possas conversar quando precisas de desabafar sobre estes medos. Procura que seja alguém que te puxe para cima e te ajude a mover o foco do medo para o sucesso.

    – Pratica gratidão – um diário de gratidão é uma boa opção. Se o medo consiste em energia negativa, a gratidão consiste em energia positiva e ajuda a contra-balançar.

     

    4 – De Mindset de Escassez para Mindset de Abundância

    Pára de pensar no “e se…”

    E se não for suficiente? E se ninguém me pagar? E se já estou a entrar no mercado muito tarde? E se deixar de ter dinheiro para pagar as contas?

    Começa a pensar que tudo vai correr bem, que há mais do que o suficiente neste mundo para todos – dinheiro suficiente, espaço suficiente, clientes suficientes, trabalho suficiente. Aquilo em que colocas o teu foco é aquilo que expande. Se colocares o teu foco na escassez, a escassez vai aumentar. Se, por outro lado, colocares o teu foco na abundância, a abundância vai aumentar.

     

    Na prática:

    – Procura colaborações em vez de procurares competir: Se olhares para todos os que trabalham no teu meio como uma ameaça à tua própria sobrevivência, estarás num mindset de escassez. Procura colaborar com outras pessoas e demonstrar que cada um pode ter o seu espaço, mesmo que façam coisas muito parecidas – e se as marcas forem bem trabalhadas, mesmo que façam exatamente o mesmo, vão atrair conjuntos de pessoas diferentes

    – Oferece valor, pratica generosidade. Conteúdos gratuitos são uma ótima forma de dares valor para depois receberes valor. Mas atenção: não estou a falar de lead magnets insignificantes apenas para que as pessoas subscrevam a tua newsletter. Estou a falar de conteúdos que realmente entregam valor. O meu curso gratuito de Brand Strategy é um exemplo disso: tenho recebido feedback incrível da parte de pessoas que fizeram o curso, incluindo pessoas que já estavam familiarizadas com todos os conceitos mas mesmo assim agradeceram que as recordasse de algumas coisas. E atenção: mesmo que ofereças imenso valor, as pessoas vão continuar a querer trabalhar contigo e pagar-te pelo teu trabalho. Não te esqueças: what goes around, comes around.

     

    5 – De “Sim” a tudo para “Não” sempre que necessário

    Eu sei que no início a tentação é grande para dizer que sim a tudo: a todas as oportunidades que impliquem qualquer nível de exposição, a todas as pessoas que querem ser nossos clientes, a tudo aquilo que os nossos clientes pedem. Mas tudo isto contribuirá de forma negativa para a tua marca: vais estar a dispersar demasiado a tua atenção e a retirar o foco daquilo que realmente importa. É provável que a qualidade do teu trabalho diminua e, consequentemente, a satisfação dos teus clientes também diminuirá.

     

    Na prática:

    – Oportunidades só devem ser aceites se estiverem alinhadas com aquilo que a tua marca defende e representa. Depois de trabalhada a marca, é fácil identificar a que oportunidades dizer sim ou não.

    – Nem todos os clientes são um bom fit para trabalharem connosco e está tudo bem. Dizer não aos que não encaixarem totalmente é perfeitamente válido. E se achas que tens de dizer que sim a todos os clientes porque não podes recusar dinheiro, é porque ainda estás com um mindset de escassez – muda para um mindset de abundância: de onde chegou aquele cliente, hão de chegar muitos mais.

    – Também não temos de aceder a tudo o que os nossos clientes pedem: se não fizer parte das tarefas acordadas, se não estiver dentro daquilo com que te comprometeste a fazer, e se vai prejudicar alguma parte da tua vida, podes dizer que não (também podes dizer que sim se para ti fizer sentido e não representar um transtorno, só não te deves sentir obrigado a isso).

     

    6 – De foco no problema para foco na solução

    Este mindset consiste em perceber que tudo tem uma solução e que num mundo com Google, Youtube, livros digitais que podemos comprar e descarregar em menos de um minuto, e de especialistas ou freelancers em qualquer área, então é possível encontrar a solução para qualquer problema.

     

    Na prática:

    – Primeiro, assume a responsabilidade pelo problema. Se ele aconteceu é porque algo não correu bem e está nas tuas mãos corrigir.

    – Segundo, percebe que não existe falha, apenas aprendizagem. Se aconteceu um problema, assume a responsabilidade e não o vejas como uma falha tua, mas sim como a oportunidade para aprender algo.

    – Depois, procura pela solução. E não é obrigatório que façamos tudo no nosso negócio, por isso se achas que sozinho não vais conseguir chegar à solução, ou que vais chegar lá mas com muito trabalho e tempo investido, então procura a ajuda de alguém, de um especialista na temática, de alguém que possas acrescentar à tua equipa (mesmo que não seja a tempo inteiro mas recorrendo a trabalho de freelancers).

     

    Muda o teu mindset para mudares a tua realidade e potenciares o sucesso do teu negócio. 6 mudanças de mindset e passos práticos para começares a mudar!

    Muda o teu mindset para mudares a tua realidade e potenciares o sucesso do teu negócio. 6 mudanças de mindset e passos práticos para começares a mudar!

    2 Comments

    • marcobras

      Pareceu-me indicado: 😉

      “Keep your thoughts positive because your thoughts become your words. Keep your words positive because your words become your behavior. Keep your behavior positive because your behavior becomes your habits. Keep your habits positive because your habits become your values. Keep your values positive because your values become your destiny.”
      Mahatma Gandhi

      • Filipa Maia

        Obrigada pela partilha, Marco. Adoro e é bem verdade 🙂

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