Filipa Maia

Instagram Feed

    Medo de falhar

    medo de falhar

    Este é um medo que impede muitas pessoas de agirem, mas, quanto a mim, a falha não existe.

    Sei que isto pode até parecer-te estranho, mas vou explicar-te as minhas razões para pensar assim.

     

    Também podes ver o vídeo:

     

    E ouvir o episódio 15 do Podcast Lifestyle by Design:

     

    Sempre que tentamos fazer algo novo, algo de diferente, pode acontecer uma de duas coisas: ou vamos obter os resultados pretendidos ou vamos aprender a lição que precisamos de aprender.

    Ora, eu acredito que as falhas são, na realidade, lições, porque todas as falhas permitem aprendizagem.

    Na minha opinião, quando não conseguimos aquilo que pretendíamos, ou seja, quando ficamos aquém dos nossos objetivos, temos sempre uma aprendizagem a retirar. E é este processo sucessivo de tentativa e erro e consequentes aprendizagens que nos faz crescer e, eventualmente, chegar aos nossos objetivos e aos resultados que efetivamente correspondem às nossas expectativas.

    Muitas pessoas podem ver a falha como consequência de terem escolhido um caminho errado. Eu, contudo, quando não obtenho os resultados pretendidos, considero que apenas descobri um caminho errado.

    Lembras-te dos labirintos que vinham nas revistas de atividades quando éramos crianças? Pois bem, imagina que estás a percorrer esse labirinto com o teu lápis e, de repente, chegas a um beco sem saída. O que fazes? Aposto que voltas para trás e já sabes que tens de experimentar outro caminho. E assim sucessivamente até encontrares o caminho certo para a saída. Certo?

    O mesmo acontece, na minha perspetiva, com os nossos processos de tentativa e erro. Quando falhamos significa, simplesmente, que descobrimos um caminho que não nos vai levar onde queremos e, portanto, temos de seguir por outro.

    Quantos mais caminhos errados vamos descobrindo, mais próximas estamos de descobrir o caminho certo.

    É por isto que não acredito que existe uma verdadeira falha, mas apenas uma descoberta de caminhos que não funcionam.

    Encararmos a falha como um processo de aprendizagem e descoberta torna o caminho muito mais leve e fácil.

     

    Depois disto, diz-me: o que farias se soubesses que só precisavas de falhar mais uma vez para alcançares o teu maior sucesso?

     

    O medo de falhar é uma das coisas que pode impedir as pessoas de começarem os seus negócios ou projetos. Eu acho que a falha não existe. Descobre porquê.

    O que tens a dizer sobre isto? Deixa um comentário