Filipa Maia

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    Os 5 Pilares do Marketing Moderno

    Marketing Moderno

     

    O marketing tradicional já não tem os mesmos resultados que em tempos teve. Tanto porque as pessoas já estão habituadas às técnicas mais antigas, mas também porque as gerações mais jovens procuram coisas diferentes quando acompanham uma marca e precisam de confiar para comprarem e se fidelizarem.

     

    O conceito de Marketing Moderno está intimamente relacionado com o marketing de conteúdo – oferecer valor sob a forma de conteúdos que as pessoas queiram consumir, para depois comprarem, – mas vai ainda mais longe do que isso. Tem a ver com a forma como a marca de apresenta, se posiciona, com aquilo que representa e com a forma como está nos seus negócios.

     

    Para mim, existem 5 pilares fundamentais para se fazer marketing moderno, cada um com as suas regras que hei de explorar mais a fundo em futuros artigos. Para já, deixo os 5 pilares estruturais do marketing moderno e explico em que consiste cada um.

     

    Também podes ver o vídeo:

     

     

    1 – Encontra clareza na tua marca

    No mundo do marketing moderno, a tua marca é tudo. Se não sabes exatamente quem és e aquilo que fazes, que valor trazes à vida das pessoas, aquilo que a tua marca represente e defende, então não vai haver marketing nenhum que funcione a longo prazo.

    As pessoas que estão perfeitamente claras em relação à sua marca sabem exatamente quais os valores que defendem e o que é que a sua marca representa. Sabem qual é a sua missão ou propósito e sabem como articular essa missão de forma a que os outros percebam. Sabem o que está visualmente alinhado com a mensagem que querem transmitir ou não.

    Mas acima de tudo, essa clareza reforça a paixão que sentem por aquilo que fazem. As pessoas que já encontraram esta clareza sabem exatamente porque é que acordam e se levantam todos os dias para fazerem aquilo que fazem. E isto acontece porque a sua marca está alinhada com a pessoa que são, com os seus talentos e qualidades, e por isso mesmo são excelentes naquilo que fazem e entregam um valor incomparável aos seus clientes.

     

    Se precisares de ajuda a encontrar clareza na tua marca, podes contar comigo!

     

    2 – Tem um posicionamento único

    Foca-te naquilo que te torna diferente de forma a teres um posicionamento único no mercado. Quando encontras o teu posicionamento único, não há concorrência. Chega a ser injusto para as outras marcas pois sabem que não podem competir.

    Se fores uma das muitas pessoas com várias paixões e áreas de interesse, podes aproveitar isso para fundir duas dessas áreas, aparentemente incompatíveis, de forma única e que só tu conseguirias.

    É também importante que te especializes numa única coisa. Não podes ser bom em tudo e quando mostras que fazes de tudo um pouco, a percepção é que não és excelente em nada e por isso as pessoas vão esperar preços baixos, vais ter dificuldade em encontrar clientes que queiram pagar um preço justo e, por isso, vais matar-te a trabalhar por um preço baixo e, ainda assim, viver mês a mês com a corda ao pescoço.

     

    3 – Sê confiante em ti próprio e no futuro

    A confiança que tens em ti e nas tuas capacidades transparecer para o mundo exterior, mesmo que seja a um nível inconsciente. A verdade é que se não confiares em ti próprio, porque haveriam os teus potenciais clientes confiar? A confiança é, por isso, um músculo que deves trabalhar para que, também os outros, confiem em ti.

    Além disso, é importante teres uma visão para o futuro da tua marca e do teu negócio. Só assim consegues alinhar tudo desde o início e manter o foco nos teus objetivos.

     

    4 – Oferece imenso valor e constrói uma tribo à sua volta

    Investe tempo a conhecer o teu cliente ideal e a perceber o que é que ele precisa, tanto em termos de conteúdos, como de produtos e de serviços. Sim, deves fazer aquilo que te apaixona, mas também convém que faças algo em que as pessoas tenham interesse ou já perdeste à partida. Por isso, ouve, presta atenção às conversas, está atento.

    Mas, acima de tudo, mostra que te preocupas com as pessoas – seguidores, potenciais clientes, contactos e pares. Nunca te esqueças que cada uma das pessoas que te segue ou que entra em contacto contigo é uma pessoa real, com preocupações, sonhos, desafios e características únicas. Mostra que te preocupas com cada um deles e que estás no mercado para oferecer valor.

     

    5 – Mostra-te e mostra que és excelente

    Mostra-te criando conteúdos de forma consistente. Só assim conseguirás demonstrar autoridade na tua área e fazer com que as pessoas confiem em ti. Mas atenção: quando dizes que vais publicar um artigo ou um vídeo por semana e depois não o fazes, acreditas mesmo que as pessoas vão confiar em ti ao ponto de quererem trabalhar contigo? Achas que vão gastar o seu dinheiro com alguém que não cumpre o que promete?

    Por isso não prometas mais do que aquilo que sabes que consegues cumprir e depois de te comprometeres, cumpre! Mas não deixes de te mostrar, criar conteúdos, oferecer valor, e dar às pessoas informação que elas querem e precisam.

    Finalmente, os teus preços também fazem parte da tua marca e se tu próprio não te atribuires o valor que sabes que tens, então ninguém mais o fará. Por isso pensa bem se os teus preços estão alinhados com o teu posicionamento e faz contas antes de prosseguires com qualquer preço. Se, por exemplo, cobrares um valor por hora que te exija trabalhar 60 horas por semana para conseguires sobreviver, algo não vai correr bem. E não te esqueças de contabilizar o tempo necessário para a criação de conteúdos, tarefas administrativas e o trabalho no teu próprio negócio.

     

     

    Agora diz-me nos comentários: qual destes pilares sabes que precisas de trabalhar melhor? O que é que ainda não estás a fazer no teu negócio?

     

    Os 5 pilares mais importantes do marketing moderno. Vê se estás a trabalhar todos eles no teu negócio ou se há algum que esteja a falhar. Vê também o vídeo.

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