Filipa Maia

Instagram Feed

    Ocultação de likes no Instagram: vai impactar o teu negócio?

    likes no instagram

    Esta novidade de o Instagram ir esconder os likes nas publicações já começou a ser falada por aí e, por isso, quero deixar-te a minha opinião sobre este assunto.

     

    Também podes ver o vídeo:

     

    Tenho vindo a acompanhar este assunto desde que esta alteração começou a ser testada, inicialmente, em países como o Canadá e o Brasil e, mais recentemente, nos Estados Unidos. Atualmente, esta alteração está, então, a expandir-se para os restantes países e acabará por chegar até nós.

    Mas, antes de te dar a minha opinião, deixa-me esclarecer que vamos continuar a ter acesso às estatísticas das nossas próprias publicações e, por isso, vamos sempre saber quantos likes recebemos em cada publicação.

    Para quem tem um negócio, é verdade que as outras pessoas vão deixar de ver quantos likes têm as tuas publicações. Mas o que é que isto, na realidade, significa para ti e como é que pode impactar o teu negócio?

    Na minha opinião, a ocultação do número de likes para o público não terá qualquer impacto no teu negócio.

    Este tipo de métricas, como os likes ou até o número de seguidores, não passam de métricas de vaidade, pois não têm um significado real. Representativo disto mesmo são as contas com muitos seguidores e com publicações com muitos likes que, quando querem rentabilizar o seu projeto não sabem como fazê-lo, bem como as contas que, com apenas algumas centenas de seguidores, conseguem representar um negócio perfeitamente sustentável.

    Quanto a mim, esta alteração no Instagram pode, até, trazer-te algumas vantagens:

    1 – Mais foco nas métricas certas

    As únicas métricas que realmente importam num negócio são Impact e Income, ou seja, o Impacto e o Rendimento.

    Havendo uma terceira métrica a considerar nas redes sociais do teu negócio, diria que seria o Engagement, o que inclui o número de comentários, de partilhas e de mensagens diretas geradas por determinada publicação.

    Então, se te queres focar em métricas, foca-te em:

    Métricas de Impacto, como o número de clientes impactados com cada publicação, o número de pessoas que compram o teu produto ou o teu serviço e o número de pessoas que te dão feedback sobre os teus conteúdos, mesmo que não estejam associados a rendimento.

    Métricas de Rendimento, colocando-te perguntas como: Quanto dinheiro estou a gerar? O meu negócio está a crescer em termos de Rendimento?

     

    2 – Mais foco no engagement que faz diferença

    Quando estamos presentes numa rede social, o importante é a criação de relações e são as conversas – quer através dos comentários, quer das mensagens – que geram essas relações.

    Então, a meu ver, esta alteração no Instagram, do ponto de vista do utilizador, vai deslocalizar a interação para o tipo de interação que realmente importa, ou seja, para os comentários e para as mensagens diretas.

     

    3 – Mais criatividade

    As pessoas vão começar a focar-se mais nos seus conteúdos.

    Eu defendo que devemos estar sempre a testar diferentes tipos de conteúdos e, posteriormente, avaliar os resultados desses testes, para podermos apostar mais nos conteúdos que geram mais impacto nos nossos seguidores.

    É isto que digo a quem trabalha comigo: testem diferentes conceitos, diferentes conteúdos, porque cada audiência terá interesses diferentes e o que funciona com uma marca pode não funcionar com outra.

    Então, acredito que esta ocultação dos likes vai retirar às pessoas o medo de experimentar fazer coisas diferentes, trazendo benefícios não só para a plataforma como também para as nossas comunidades.

     

    Concluindo, com esta alteração, vamos passar a focar-nos nas coisas certas, vamos conversar mais uns com os outros, vamos deixar de nos comparar com outras pessoas e outras contas e vamos ter oportunidade de trazer mais criatividade, conceitos e ideias diferentes para esta plataforma.

    Qual é a tua opinião sobre esta alteração? Já estás a pensar naquilo que podes fazer de diferente para a tua audiência? Partilha comigo as tuas ideias sobre este assunto.

     

    O Instagram está a ocultar os likes nas publicações. O que isto significa para o teu negócio? Será que vai ter algum impacto?

     

     

    O que tens a dizer sobre isto? Deixa um comentário